Atuação

Movimenta Caxias

É uma articulação comunitária fundada em 2017 com o objetivo de analisar e buscar melhorias concretas para a cidade de Duque de Caxias. Realizou caminhadas pela paz, seminário de segurança pública – ”Violência tem solução”, produção de 2 jornais sobre políticas públicas com 10k exemplares. A partir da pandemia, houve um salto na intervenção territorial;  passamos a ter núcleos comunitários em 30 bairros. 

Assim, visamos o fortalecimento de ações e lideranças com objetivo do aprofundamento e garantia de direitos básicos – moradia, alimentação, saneamento básico, entre outros – nos territórios de periferias através de incidências nas políticas públicas. Além disso, busca atuar junto com movimentos sociais – Movimenta Caxias e outros – para buscar soluções concretas com moradores e encaminhar casos de lutas sociais e violações de direitos humanos.

Segurança Pública e violência

Acompanhamos denúncias e casos de violação em decorrência da violência e abuso policial nos bairros; porém para preservação da vida, mantivemos em sigilo e encaminhamos para órgãos responsáveis. Além disso, também acompanhamos junto com a família o caso de Emilly e Rebecca, primas assassinadas brincando na porta de casa no Pantanal; auxiliamos na convocação da imprensa para cobrar respostas como o Ministério Público (MP) e Ministério da Justiça para investigações independentes.

Direito à Moradia

Estivemos inseridos na luta por moradia desde 2020, quando 60 famílias do Parque Vila Nova, beneficiadas com as ações de combate à fome, nos acionaram pois a prefeitura estava derrubando os ‘’barracos’’, isto é, suas moradias. Assim, a partir da mobilização com a família ‘’beira beira’’, iniciamos um ciclo de interlocução com o Ministério Público, Defensoria Pública, denúncia na mídia, conquistando aluguel social, renovado pelo 2º ano consecutivo. Além disso, o mesmo bairro recebeu o 1º projeto de desfavelização do Ministério das Cidades, iniciando um intenso processo de remoção, demolição e sem indenização apropriada visando a realização de obras para condomínio de luxo. No momento, as remoções ainda continuam e os órgãos jurídicos identificaram 300 famílias que precisam ser indenizadas imediatamente, cujo número pode chegar até 4.000 mil famílias.

Combate à Fome

A nossa atuação no combate à fome tem seu início com própria fundação de uma das ferramentas coletivas que impulsionamos – Movimenta Caxias (2017),  dentre outras,  que teceu uma rede de moradores de diversos bairros de Duque de Caxias para pensar soluções concretas para a cidade e que estabeleceu um GT de Ações de Solidariedade por entender que a população possui necessidades objetivas; como alimentação. 

Com a pandemia (2020), há um aprofundamento das desigualdades e aumento da fome, chegando a estampar capas de jornais com as ‘’filas dos ossos’’.  Assim, em parceria com a ONG Criola, PerifaConnection e Instituto Marielle Franco realizamos o ‘’Agora é a Hora’’, impactando 50 mil famílias com cestas básicas, kit de higiene, produtos orgânicos e máscaras. No ano seguinte, realizamos por meio da Coalizão Negra por Direitos uma campanha nacional ‘’Tem Gente com Fome, dá de comer’’, inclusive inspirada no poema da região – Solano Trindade, contemplando mais de 200 mil famílias pelo país

Após, iniciamos um projeto em parceria com a Fiocruz, Instituto Nós em Movimento e Cozinhas locais visando 2 fases (i) formação através do Curso de Soberania Alimentar e Agroecologia: Boas práticas para as cozinhas solidárias promotoras de saúde nos territórios’’ e (ii) apoio direto para algumas cozinhas da nossa rede de lideranças. O curso reuniu representantes de 30 iniciativas comunitárias pela região metropolitana, o qual culminou em uma rede estadual de Cozinhas Solidárias, sendo espaço amplo para agregar forças e estratégias de combate à fome. 

Além disso, nos reunimos com a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Social em Brasília; auxiliamos a inclusão de cozinhas solidárias no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e no fornecimento de alimentos saudáveis, advindos da produção agrícola de assentamentos via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para escolas públicas de três municípios da Baixada Fluminense. 

Fé e Religião

Consideramos fundamental o diálogo com religiosos, principalmente os que estão nos territórios de periferias dialogando e auxiliando na sustentação da vida não só espiritual, mas das necessidades concretas e sociabilidades do povo por meio da palavras de fé, a partir da bíblia ou fundamentos históricos da ancestralidade. Assim, atuamos por meio de diálogo com a base religiosa para o fortalecimento da democracia no país. Neste sentido, realizamos diversas atividades, como:

Evangélicos: Impulsionamos uma rede de pastores e pastoras, em sua maioria de igrejas pentecostais e independentes nos territórios, mas também há membros de convenções como Assembleia de Deus e Batistas. Mensalmente, há visitas aos templos, mas também cafés para leituras e reflexões. Recentemente, também recebemos a visita da comitiva de irmãos da Igreja Martin Luther King na Igreja Ministério IPANO e na Comunidade Gerando Vida para diálogo sobre direitos humanos e justiça social. 

Povo de axé: Impulsionamos uma rede de lideranças de matriz africana, em sua maioria zeladores de casas de Candomblé de diferentes nações visando o combate ao racismo religioso e na luta por direitos básicos. Assim, realizamos 1º Encontro de combate à intolerância religiosa do Movimenta Axé, reunindo representantes de mais de 70 casas da região; auxiliamos na eleição para eleger representante da cadeira de religiões de matriz africana no Conselho Municipal de Cultura e na assistência de escrita e inscrição de 10 zeladores no Edital da Paulo Gustavo do município, obtendo 100% de aprovação para realização de atividades e documentários afro-brasileiras. 

Educação e Cultura

Desenvolve ações, materiais e estimula processos educacionais voltados para crianças, jovens e adultos em regiões de vulnerabilidade social através do movimento de educação de caráter popular, antirracista, criativa e sustentável. Visando o desenvolvimento integral (intelectual, físico, nutricional, psicoemocional), contribuindo na qualidade e desempenho de tais sujeitos no ambiente escolar, aprovação em universidades; valorizando as identidades e sonhos com o objetivo de criar perspectivas de vida e oportunidades. 

Assim, atuamos há 10 anos no movimento de educação popular com iniciativas de pré-vestibular e complemento escolar com cerca de 300 estudantes com aulas semanalmente em Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Irajá e Madureira. Realizamos anualmente aulões unificados no 13/05 sobre a falsa abolição, passeios a UFRJ, UERJ e a museus. Visamos o combate às desigualdades, possibilitar oportunidades e perspectiva de vida para o nosso povo. Ao longo desses anos, tivemos aprovação de centenas de jovens em diversos cursos como Pedagogia, História, Matemática e alguns emblemáticos como Direito, Biotecnologia e Medicina nas universidades públicas. 

Além disso, acreditamos que a cultura é motor de mudança de gerações e ferramenta de imaginação de mundos possíveis; neste sentido, auxiliamos rodas de rimas com estruturas básicas – caixa e mesa de som, apoiamos a produção de 3 videoclip de artistas independentes do cenário hip-hop, apoiamos o curso ELA (Escola Livre de Artes da Baixada) realizado pelo Galpão Goméia com formação múltiplas de dança, canto, teatro, entre outros. Por fim, auxiliamos na eleição das 14 cadeiras da sociedade civil do Conselho Municipal de Cultura de Duque de Caxias (2021-2023), junto com lideranças e movimentos culturais da cidade.

E-mail

Telefone

(21) 98811‑2677

Nossas Redes

Rolar para cima